Controle Estatístico de Processo
Casos de Uso
A ferramenta Controle Estatístico de Processo (CEP) permite monitorar a estabilidade do processo para melhorar a qualidade do produto e otimizar os processos de fabricação.
A ferramenta CEP desempenha um papel crítico na produção porque o monitoramento de estabilidade permite que você:
-Aumente a produção enquanto minimiza sucata, desperdício, retrabalho e defeitos.-Evite erros de processo que levam a defeitos, permitindo que você forneça consistentemente o produto da mais alta qualidade.-Entregue informações acionáveis ao pessoal, minimizando o tempo de resposta para corrigir a variação do processo.-Controle os esforços de conformidade e regulamentares por meio do registro econômico da variabilidade do processo de peça / lote.
Especificações
A ferramenta CEP oferece:
-Modelos contextualizados que permitem a segmentação dos dados da máquina / linha com base na produção de diferentes peças / SKUs.
-Limites de especificação definidos pelo usuário e limites de controle calculados que identificam quando os processos não estão agindo de maneira previsível.-Aplicativo de regra de Nelson que detecta condições não aleatórias no fluxo de dados.-Estatísticas descritivas, como valores mínimo, médio, máximo e CPK / CP.
É importante lembrar que os dados dos parâmetros monitorados na ferramenta CEP são construídos nos dados modelados pela AI Data Platform da Crave Platform.
O AI Data Pipeline usa Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial para resumir as leituras dos parâmetros de cada ciclo, eliminando o ruído de leituras de granularidade mais alta que podem ser muito detalhadas para uma análise exploratória e ignorando a variabilidade que acontece fora do ciclo, como durante o tempo de inatividade planejado, que poderia interferir na análise.
Análise
A Análise de Ajuste de Curva é uma ferramenta exploratória que permite investigar a relação entre um par de parâmetros, calculando uma regressão linear de mínimos quadrados para os parâmetros.
A análise plota os pontos selecionados em um gráfico de dispersão, com um histograma ao longo de cada eixo para mostrar as distribuições dos parâmetros, bem como a linha de ajuste determinada pela regressão. Você pode escolher um campo categórico para estratificação, que divide os pontos em traços separados para cada valor na categoria.
A Análise de Ajuste de Curva fornece uma tabela de métricas para a regressão, incluindo o coeficiente de correlação de Pearson-R e r-quadrado (consulte a nota abaixo). Essa ferramenta também apresenta uma tabela de estatísticas resumidas para cada parâmetro selecionado, que inclui Contagem, Desvio Padrão, Mínimo e Máximo.
NOTA: Os estatísticos podem falar muito sobre os pontos mais delicados da interpretação do valor de r-quadrado, mas é basicamente uma estimativa de quão bem a variável independente (a variável no eixo X do seu gráfico) determina a variável dependente (a variável no Eixo Y do seu gráfico). Números pequenos próximos de zero indicam um relacionamento fraco. Números maiores próximos de um indicam um relacionamento mais forte.
Como usar um Controle Estatístico de Processo
A ferramenta de controle estatístico do processo permite monitorar a estabilidade do processo.
Para usar o Controle Estatístico de Processo:
Na guia Análise, em Variação de Processo, clique em Controle estatístico de processo.

Na tela principal do Controle Estatístico de Processo, selecione suas opções à esquerda.
As opções de Controle Estatístico de Processo incluem:
- Intervalo Datas: você pode definir o tamanho do intervalo de tempo ou uma data específica para analisar as Máquinas que serão utilizadas na análise.
- Modelo: você pode selecionar entre os modelos de dados contextualizados. Os modelos usados para qualquer implementação da plataforma Crave variam com base no processo da organização e nos objetivos. Os modelos de dados mais comuns incluem: Base Cíclica.
- Máquina: você pode selecionar uma ou mais máquinas e/ou linhas específicas.
- Seção: A plataforma Crave Industry permite que você seccione as máquinas em seções.
- Variável: você pode selecionar os parâmetros específicos de interesse. Não há limite para o número de parâmetros que você possa selecionar.
- Métrica: você pode selecionar a medida que deseja visualizar. As opções dependem do modelo de dados e da(s) máquina(s) selecionado(s). Por exemplo, o modelo Base Unidade inclui alguns padrões média, desvio padrão, máximo e mínimo.
Observação:
Em "Parâmetros Opcionais": você pode especificar os limites máximo (USL) e mínimo (LSL) conforme as especificações de qualidade do processo analisado.
Resultado da ferramenta

A ferramenta de Controle Estatístico de Processo produz um histograma de pontos de dados após agregação exibidos à direita.
No centro, está um gráfico de série temporal contendo variável de controle (PV) e Setpoint (quando houver).
O gráfico de série temporal inclui linhas pontilhadas para limites de controle e limites de especificação.
A visualização também inclui uma tabela de dados resumindo informações como valores de CPK, CP, Média etc.
Você pode incorporar os gráficos CEP em painéis para permitir que os operadores de máquina ou gerentes de fábrica visualizem.