Estatística Descritiva
Casos de Uso
A Estatística Descritiva é uma ferramenta que fornece uma visão detalhada do comportamento de um determinado parâmetro geral e ao longo do tempo.
Essa ferramenta é mais útil posteriormente no processo exploratório, depois de identificar um parâmetro para analisar em detalhes.
Esta é uma boa ferramenta para seguir a Análise de Variância.
Especificações
A Estatística Descritiva é uma análise univariada que você pode realizar em campos contínuos e categóricos no modelo de Ciclo. Você pode selecionar várias máquinas de um determinado tipo.
Análise
A Estatística Descritiva é uma ferramenta exploratória que calcula métricas sobre um parâmetro específico para analisar seu comportamento geral e ao longo do tempo. Para campos contínuos, a ferramenta plota um histograma do parâmetro e calcula uma tabela de estatísticas resumidas que inclui Contagem, Desvio Padrão, Mínimo e Máximo.
Para campos categóricos, a ferramenta calcula a contagem e distribuição de cada valor de categoria.
A ferramenta também plota a distribuição do parâmetro por semana, o que pode destacar a variação ao longo do tempo, e o número de registros de cada dia, o que pode destacar dados ausentes.
Como usar a Estatística Descritiva
A ferramenta de Estatística Descritiva permite realizar uma análise aprofundada de um único parâmetro.
NOTA: Esta ferramenta funciona em campos numéricos e categóricos.
Esta ferramenta é construída em um modelo de Ciclos para ignorar a variabilidade que acontece fora do ciclo (dados de não produção), o que poderia interferir na análise vs. análise de variância tradicional feita via planilhas.
O modelo de Ciclos resume as leituras dos parâmetros para cada ciclo, eliminando o ruído de leituras de granularidade mais alta que podem ser muito detalhadas para uma análise exploratória. Os dados brutos podem ser analisados, se necessário, usando as ferramentas de visualização de dados brutos.
Para usar uma Estatística Descritiva:
Na guia Análise, em Exploração de Dados, clique em Estatística Descritiva.

Na tela principal da Estatística Descritiva, selecione suas opções à esquerda.
As opções de Estatística Descritiva incluem:
- Intervalo Datas: você pode definir o tamanho do intervalo de tempo ou uma data específica para analisar as Máquinas que serão utilizadas na análise.
- Modelo: você pode selecionar entre os modelos de dados contextualizados. Os modelos usados para qualquer implementação da plataforma Crave variam com base no processo da organização e nos objetivos. Os modelos de dados mais comuns incluem: Base Cíclica e Base Unidade.
- Máquina: você pode selecionar uma ou mais máquinas e/ou linhas específicas.
- Seção: A plataforma Crave Industry permite que você seccione as máquinas em seções.
- Variável: você pode selecionar os parâmetros específicos de interesse. Não há limite para o número de parâmetros que você possa selecionar.
- Métrica: você pode selecionar a medida que deseja visualizar. As opções dependem do modelo de dados e da(s) máquina(s) selecionado(s). Por exemplo, o modelo Base Unidade inclui alguns padrões média, desvio padrão, máximo e mínimo.
- Estratificação: você pode selecionar uma estratificação. Você pode introduzir uma terceira dimensão, classificando a relação entre os pontos de dados em cores diferentes para esse terceiro parâmetro. Isso permite determinar se este terceiro parâmetro tem uma relação com seus parâmetros selecionados anteriormente. Por exemplo, você pode selecionar a estratificação das máquinas para que a saída seja diferenciada para cada máquina.
Resultado da ferramenta

A ferramenta de Estatística descritiva exibe um histograma para o parâmetro selecionado para visualizar a distribuição geral de seus valores e um gráfico de caixa para visualizar a distribuição geral, quartis e o desvio padrão.
Abaixo, há boxplots para o parâmetro selecionado dividido por semana para ilustrar o desvio potencial ao longo do tempo, bem como uma visualização dos registros capturados por dia. Isso permite que você descubra anomalias na frequência de captura de dados