Mapa de Calor de Correlação

Casos de Uso

O Mapa de Calor de Correlação foi projetado para explorar as relações entre muitos parâmetros ao mesmo tempo. Ele pode ajudá-lo a descobrir correlações inesperadas que podem apontar para as causas raízes e identificar como as alterações nos campos de entrada podem afetar os campos de saída. O Mapa de Calor de Correlação é mais útil no início do processo exploratório. Depois de identificar os pares de interesse, você pode investigar esses pares com mais detalhes com algumas das outras ferramentas, como a Análise de ajuste de curva.

Especificações

O Mapa de Calor de Correlação é uma análise multivariada que você pode executar em campos contínuos nos modelos de ciclo e peça. Você pode selecionar várias máquinas de um determinado tipo ao realizar a análise no modelo de Ciclo. Usando o modelo de ciclo, o mapa de calor de correlação pode investigar parâmetros do mesmo tipo de máquina com alta granularidade. Usar o modelo de peça permite comparar campos em máquinas diferentes, mas com menor granularidade (o modelo de peça é limitado pelo número de série ou outro identificador usado para construir o modelo de dados).

Análise

O Mapa de Calor de Correlação é uma ferramenta exploratória que permite investigar as relações de pares entre até 10 parâmetros calculando o coeficiente de correlação de Pearson-R para cada par. Essa ferramenta também apresenta uma tabela de estatísticas de resumo para cada parâmetro selecionado que inclui Contagem, Desvio Padrão, Mínimo e Máximo.

Como usar um mapa de calor de correlação

A ferramenta Mapa de Calor de Correlação é uma ferramenta de dados exploratória que permite investigar as relações entre qualquer número de parâmetros.

NOTA: Esta ferramenta funciona apenas em campos numéricos, não em campos categóricos, como Aprovado / Reprovado.

Para usar um Mapa de Calor de Correlação:

Na guia Análise, em Correlação, clique em Mapa de calor.

Na tela principal do Mapa de calor de correlação, selecione suas opções à esquerda.

As opções de Mapa de Calor de Correlação incluem:

  1. Intervalo Datas: você pode definir o tamanho do intervalo de tempo ou uma data específica para analisar as Máquinas que serão utilizadas na análise.
  2. Modelo: você pode selecionar entre os modelos de dados contextualizados. Os modelos usados para qualquer implementação da plataforma Crave variam com base no processo da organização e nos objetivos. Os modelos de dados mais comuns incluem: Base Cíclica e Base Unidade.
  3. Máquina: você pode selecionar uma ou mais máquinas e/ou linhas específicas.
  4. Seção: A plataforma Crave Industry permite que você seccione as máquinas em seções.
  5. Variável: você pode selecionar os parâmetros específicos de interesse. Não há limite para o número de parâmetros que você possa selecionar.
  6. Métrica:  você pode selecionar a medida que deseja visualizar. As opções dependem do modelo de dados e da(s) máquina(s) selecionado(s). Por exemplo, o modelo Base Unidade inclui alguns padrões média, desvio padrão, máximo e mínimo.

Resultado da ferramenta

A ferramenta Mapa de Calor de Correlação exibe um mapa de calor do coeficiente de correlação entre todos os pares possíveis de parâmetros que estão associados ao tipo de máquina selecionado. Ele fornece a você uma visualização da natureza da correlação usando cores (positivo em azul ou negativo em vermelho) e a magnitude da relação usando intensidade ou matriz.

O valor de correlação é representado pelo coeficiente de correlação de Pearson-R exibido em cada célula.

Esta é uma excelente maneira de descobrir quais parâmetros estão correlacionados entre si.