Correlação de Séries Temporais
Casos de Uso
A Correlação de Séries temporais descobre parâmetros que têm alta correlação com o parâmetro selecionado.
Essa ferramenta compara o parâmetro selecionado com todos os parâmetros, exceto aqueles que você excluiu, classifica os pares pela magnitude de seus coeficientes de correlação e fornece detalhes sobre os 10 pares principais.
A Correlação de Séries temporais é mais útil no início do processo exploratório para revelar altas correlações que você deseja investigar com mais detalhes. Esta é uma boa ferramenta para conduzir à Análise de Ajuste de Curva.
Especificações
A Correlação de Séries Temporais é uma análise multivariada que você pode realizar em campos contínuos nos modelos de ciclo e peça.
Usando o modelo de ciclo, a correlação de série temporal pode investigar parâmetros do mesmo tipo de máquina com alta granularidade.
Usando o modelo de peça permite comparar campos em máquinas diferentes, mas com menor granularidade (o modelo de peça é limitado pelo número de série ou outro identificador usado para construir o modelo de dados).
Análise
A Correlação de Séries temporais permite que você selecione um parâmetro de interesse e qualquer número de outros parâmetros para analisar.
A ferramenta calcula o coeficiente de correlação de Pearson-R entre o parâmetro selecionado e cada um dos outros. O primeiro gráfico mostra todos os parâmetros ao longo do tempo para o intervalo de datas selecionado. Para cada um dos 10 pares principais (classificados pelo coeficiente de correlação), a ferramenta plota os dois parâmetros ao longo do tempo e apresenta estatísticas resumidas, incluindo contagem, desvio padrão, mínimo e máximo.
Como usar uma Correlação de Séries Temporais
A ferramenta Correlação de Séries Temporais permite que você investigue quais parâmetros têm o maior nível de correlação com um determinado parâmetro.
NOTA: A correlação é limitada a parâmetros contínuos / numéricos.
Para usar uma Correlação de Séries Temporais:
Na guia Análise, em Correlação, clique em Correlação de Séries Temporais.

Na tela principal da Correlação de Séries Temporais, selecione suas opções à esquerda.

Na tela principal da Correlação de Séries Temporais, selecione suas opções à esquerda.
As opções de Correlação de Séries Temporais incluem:
Parâmetros obrigatórios
- Intervalo Datas: você pode definir o tamanho do intervalo de tempo ou uma data específica para analisar as Máquinas que serão utilizadas na análise.
- Modelo: você pode selecionar entre os modelos de dados contextualizados. Os modelos usados para qualquer implementação da plataforma Crave variam com base no processo da organização e nos objetivos. Os modelos de dados mais comuns incluem: Base Cíclica e Base Unidade. Modelo: você pode avaliar dois tipos de modelos.
- Ciclos: examine a correlação entre dois parâmetros no mesmo ativo ou tipo de ativo.
- Peças: examine a correlação entre dois parâmetros em diferentes máquinas que produzem o mesmo tipo de peça.
- Máquina: você pode selecionar uma ou mais máquinas e/ou linhas específicas.
- Sessão: você pode selecionar a sessão específica de interesse.
- Variável: você pode selecionar o parâmetro principal específico de interesse.
- Variável Correlação: você pode selecionar os parâmetros de correlação específicos de interesse. O limite para o número de parâmetros que você pode selecionar é de 200.
- Métrica: você pode selecionar a medida que deseja visualizar. As opções dependem do modelo de dados e da(s) máquina(s) selecionado(s). Por exemplo, o modelo Base Unidade inclui alguns padrões média, desvio padrão, máximo e mínimo.
- Detalhamento (ícone chave de fenda): clicando em uma das variáveis da lista , o ícone de detalhamento será exibido. Ao clicar no ícone, você poderá visualizar uma análise mais avançada da ferramenta como: o coeficiente de desvio padrão, média, máxima e mínima.
Resultado da ferramenta

A ferramenta Correlação de Séries Temporais calcula a correlação entre o parâmetro selecionado (exibido no eixo Y) e todos os outros parâmetros selecionados. O limite de seleção de parâmetros para análise é de 200.
Em seguida, a ferramenta exibe em ordem decrescente os Top 10 parâmetros com maior coeficiente de correlação em formato de tabela.
Selecionando um dos Top 10 parâmetros resultantes, e solicitando detalhamento da análise através do botão de detalhamento, situado no canto superior esquerdo, conforme ilustra a figura.
Carregará um gráfico de série temporal adicional, plotando a relação entre o Parâmetro Principal com o Parâmetro de Correlação Selecionado.
Essas visualizações e formas associadas permitem que você obtenha uma compreensão mais profunda da relação entre dois parâmetros.
